Por trás de uma editora

Quando assistimos um filme no cinema, não pensamos em todo o trabalho que deu para produzir aquela história. Não fazemos ideia da quantidade de profissionais envolvidos, e nos processos pelos quais ele passa até vermos o produto final. 

Mas sempre pensamos no “glamour” das estrelas de Hollywood, não é mesmo? Lemos revistas para saber o que está acontecendo nos bastidores da fama, na vida dos famosos… 

Para os fãs de livros,  o equivalente seria os bastidores de uma editora, correto?  

Então nós vamos começar a mostrar para vocês um pouco de como funciona uma editora, e todos os processos pelos quais um livro passa até chegar as mãos dos leitores. 

Tudo começa com a aquisição

Primeiramente nós precisamos escolher o que vamos publicar. E é aí que entra em cena a nossa gerente editorial, que irá selecionar quais obras serão publicadas pela editora ou não. 

É um processo que exige muitas… mas muitas horas de leitura de manuscritos; livros gringos; pesquisa e tudo mais.

Achamos um livro! 

Depois de encontrar uma obra que acreditamos que vá agradar os nossos leitores, a obra pode seguir dois caminhos.

“A obra nacional é avaliada, encaminhada para revisão e para a capista. A capa é criada a partir de um “briefing”, que é um documento contendo todas as diretrizes do projeto, como o um esboço da ideia que tivemos, para que o fotógrafo, designer ou outro profissional possa ter um direcionamento inicial de por onde começar e no que produzir.  Enviamos, junto a esse “briefing”, se queremos alguns elementos específicos também, como por exemplo, a modelo da capa usando um cordão específico que faz parte da história”, explica Anastacia Cabo, nossa gerente editorial 

Enquanto isso, enviamos o texto para revisão, e quando o texto é entregue revisado, nós fazemos uma leitura final, pois quanto mais olhos passarem pelo livro, mais perfeito ele sairá. 
 
Com as obras internacionais, sempre enviamos à tradução de forma simultânea a criação das capas. Tentamos adquirir as capas originais, mas isso nem sempre é possível.
Infelizmente.
Como podem ver, tem muito trabalho envolvido, e estamos apenas no começo! 
 
Para quem achava que a vida de uma gerente editorial era só ler livros, nossa gerente editorial alerta. 

“As pessoas estão equivocadas (risos). Dependendo do período do ano tem várias obras para serem lançadas.  Nesse momento você já não sabe seu nome;  não faz ideia do dia da semana; mas o prazer de ver o livro pronto realmente compensa todas as dores de cabeça”, afirma Anastacia Cabo. 

 
Com o livro traduzido, revisado e a capa produzida, chegamos a próxima etapa: diagramação. 
Mas isso é um papo para um próximo post. 
=) 
 
E aí? Gostaram de conhecer um pouco sobre os bastidores de uma editora? Nós vamos mostrar muito mais para vocês por aqui. Aguardem…
E pra quem quer conhecer um pouco dos bastidores de Hollywood, a The Gift Box Editora te leva pra esse universo com o livro “Por trás da fama” da autora M.S.Fayes. 
Já adiantamos que, assim como nem tudo é o que parece numa editora, em Hollywood as coisas também não são tudo que imaginamos… 
 
Até a próxima semana. 
=)