“Cage” e o desafio de sair de um Ciclo de Violência

Um dos livros mais desafiadores para a nossa equipe nesses oito meses em que a The Gift Box está atuando como editora foi, sem dúvida, Cage, da Andy Collins. Enquanto trabalhávamos nele, aprendemos muita coisa. Como profissionais, como mulheres e como seres humanos. Uma delas, é que o mais importante quando nos deparamos com situações de violência como o caso da Erin é usarmos a nossa voz. E é isso que queremos fazer com o Projeto Gift Fala Mulher.

Durante a Bienal, tivemos a oportunidade de visitar a Associação Fala Mulher, ONG que oferece atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, além de crianças, adolescentes e idosos que tiveram seus direitos violados. Lá, ouvimos histórias únicas, que nos alertaram para a importância de quebrarmos o Ciclo da Violência ou darmos apoio a quem precisa sair dele.

Para quem não conhece, o Ciclo da Violência é composto por três fases. A primeira, chamada de Evolução da Tensão, é quando o agressor demonstra comportamento ameaçador, agredindo verbalmente e destruindo objetos da casa. A vítima costuma sentir-se responsável por tais explosões e busca justificativas para o comportamento violento.

A segunda fase é a Explosão/Incidente de Agressão. Nela, o agressor comete violência física e verbal, além de apresentar um comportamento descontrolado. É comum que ele se torne mais violento a cada novo ciclo. Normalmente, a vítima está fragilizada nesses momentos e acredita que não tem o controle da situação. Por último, entramos na fase Lua de Mel, quando o agressor se diz arrependido e promete mudar. Ele se torna até mesmo atencioso e carinhoso. A vítima acredita nessa mudança e que ele é “uma nova pessoa”, que não tornará a ser violento com ela.

O problema é que a repetição desse ciclo faz com que a mulher acredite que a violência é algo que ela não pode controlar. Sentir-se desamparada e “sem saída” é uma das atitudes mais comuns das mulheres que se encontram em situações como essa. Buscar ajuda antes que a situação se agrave é a melhor saída nessas situações. E se você não passa por isso, mas conhece alguém que está presa a esse ciclo, ofereça apoio emocional e forneça meios de a pessoa se libertar.

O Projeto Gift Fala Mulher vai doar 10% de todo o valor arrecadado com o e-book de Cage para ONG como forma de apoiar o trabalho feito pela associação. Para ajudar, você pode comprar seu exemplar na Amazon ou ler através do Kindle Unlimited. Apoie essa iniciativa!

Todas as informações deste post foram retiradas da cartilha “Mulher, vire a página…” do Ministério Público do Estado de São Paulo, elaborado pelo Grupo de Enfrentamento À Violência Doméstica.