O melhor companheiro do livro

Neste domingo (14/04) é comemorado o Dia Mundial do Café, essa bebida viciante e, que para muitos, é a melhor companhia de um bom livro. 

Ok… chocolate quente também é uma boa pedida. 

Por isso, vamos celebrar conhecendo um pouco mais sobre essa bebida? 

Pega a sua xícara e me acompanhe. 


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos, e atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

O café, quando consumido nas doses corretas (recomenda-se 4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração. Logo, se você esta lendo um livro complicado, ou que requer muita atenção para não deixar passar nenhuma informação, convém fazer a leitura com uma xícara de café do lado.

Além disso, ele deixa você mais saudável! Um estudo da Faculdade de Medicina de Lisboa afirma que o café pode retardar os sintomas do Alzheimer, o que é muito importante para nós leitores. Afinal, ninguém quer esquecer aquelas histórias que conquistaram o nosso coração. 

A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor. E isso explica por que os leitores estão sempre de bom humor. Ou seria os livros e suas histórias que colocam um sorriso em nossos lábios? Talvez as duas coisas? rsrs

E sim! Café vicia tanto quanto um bom livro! 

Segundo um artigo publicado na revista Galileu, quanto mais café você toma ao longo do tempo, maior a probabilidade de alterar a química do seu cérebro.  Quando você toma café, o seu corpo produz mais receptores de adenosina, uma célula que possui papel fundamental na transferência de energia no nosso corpo. Com mais células, você precisa de mais café para satisfazer essas células, e assim começa a sua dependência química em café. 

Os livros, pelo menos, causam uma dependência bem mais saudável. Afinal, nunca ouvi falar de alguém com fadiga ou dores de cabeça por não conseguir ler um livro… rsrsrs

Se bem que há vários relatos de casos de irritabilidade, um outro sintoma bem comum da abstinência de café; e de livros! 

Mas me conta aí? Você também faz parte do grupo de amantes de leituras com café, ou tem uma outra bebida favorita para acompanhar a sua leitura? 

Deixe aí nos comentários. 

Até a próxima semana.