Por trás de uma editora: Capistas

Atire a primeira pedra aquele leitor que nunca comprou um livro pela capa! 

Tô esperando as pedras…. nada? 

Pois é, não existe um único leitor no planeta Terra que possa dizer que nunca comprou um livro pela capa. 

Além de serem a identidade do livro, afinal muitas das vezes chegamos na livraria querendo um livro que não lembramos o nome, mas sabemos descrever a capa pro livreiro perfeitamente… elas também são o cartão de apresentação do livro para o leitor. 

É o primeiro contato!! E, logicamente, esse primeiro contato precisa ser especial. 

Então hoje, nós vamos entender como funciona o processo de desenvolvimento de uma capa e todo o trabalho criativo envolvido, conversando com duas de nossas capistas:  Dri e Gisely

Tudo começa com o processo criativo, ou brainstorm.  É onde os capistas começam a imaginar o que farão a partir do direcionamento que a editora ou o autor passam sobre o livro.  


“Geralmente recebo o briefing com informações do livro/história e orientações precisas de como a capa tem que ser ou que estilo seguir. Mas há casos onde tenho total liberdade para criar a arte que eu acredito representar o livro e que se encaixe melhor” – Dri

E esse briefing é de fundamental importância para dar um direcionamento aos capistas, pois afinal, elas tem uma tela em branco para trabalhar.  Eu não sei vocês, mas pra mim isso é meio apavorante. rsrsrs


“Antes de qualquer coisa, eu peço para que o autor responda algumas perguntas sobre o livro, mas o mais importante de tudo é ter um resumo do livro (bem feitinho) em mãos. Feito isso eu gosto de colocar uma música e ir em busca de inspiração, e geralmente faço alguns sketches (esboços) do que eu estou pensando para a capa. Normalmente quando eu abro o photoshop eu já tenho tudo pronto na minha cabeça ou nos meus sketches. Eu costumo dizer que para mim, que um projeto novo é como se fosse uma tela em branco, só que a minha tela é o photoshop. 😀 ” – Gisely

Como já concordamos que muitos leitores compram um livro apenas pela capa, é importante que a capa transmita exatamente a atmosfera do livro. Afinal, ninguém quer comprar uma capa toda fofinha que parece um livro infantil e se deparar com um livro de terror, né? 


“Em todas as capas que eu faço, eu gosto de representar nela a atmosfera da história do livro: a sua essência. Gosto que a capa represente o sentimento que o livro traz ao leitor, daí o motivo de eu sempre pedir um resumo bem feitinho aos autores.” – Gisely

E como todo trabalho, a vida de capista tem os seus desafios. Como uma profissão criativa, elas precisam conviver sempre com o terrível fantasma do “bloqueio criativo”. Ou vocês acharam que só os autores sofriam com isso? 


“Quando isso acontece comigo (bloqueio criativo), eu procuro sempre dar uma pausa e não insistir. Na maioria das vezes eu busco inspiração fora de casa. Faço caminhadas, vou para parques, isso me ajuda bastante a limpar a mente.” – Dri

E lógico que algumas capas são mais desafiadoras do que outras. Mas vocês já pensaram no que torna uma capa desafiadora? 


“No geral, é sempre desafiador fazer qualquer coisa que nos tire da nossa zona de conforto. O meu trabalho é 90% focado em fine art. Amo trabalhar com narrativas e sentimentos, acho que essa é uma das características mais fortes do meu trabalho, então é sempre desafiador lidar com temas mais fechados, que limitem um pouco a minha liberdade de criação. Ou quando eu não tenho acesso ao resumo da história.” – Gisely

Mas as dificuldades não param por aí, pois existem diferentes tipos de capas. Afinal, produzir uma capa baseada em uma foto é diferente de uma capa ilustrada.


“Os dois tipos tem seu grau de dificuldade e facilidade, tudo depende do que determinada arte necessita para que realmente represente aquele livro. Pra mim, capas ilustradas são as mais difíceis, pois há gêneros que requerem muitos detalhes e precisão e nem sempre encontramos os elementos em bancos de imagens.
Em banco de imagens além de fotos e vídeos, há a categoria de ilustrações e vetores. Porém nem sempre se encontra os elementos que determinada capa necessita. Neste caso o capista pode contratar um ilustrador e em conjunto projetar a arte. ” – Dri

Mas no final de todo esse processo, podemos imaginar que é muito gratificante chegar numa livraria e ver o seu trabalho exposto e a admiração dos leitores por uma capa que você criou, né? 

Agora contem aqui nos comentários quais as capas da The Gift Box Editora que vocês mais gostam. 

Até a próxima!