Pra entrar no clima do Tapete Vermelho

Neste domingo é realizado a maior festa do cinema internacional: O Oscar

E como já estamos íntimos do “Tapete Vermelho” e sabemos tudo que rola “Por trás da Fama“, achamos legal trazer algumas curiosidades sobre essa festa. 

Vamos lá? 

A primeira cerimônia do Oscar foi em 16 de maio de 1929, no Hotel Hollywood Roosevelt e durou incríveis 15 minutos. 

O primeiro host foi Douglas Fairbanks, que era o presidente da Academia na época. 

O primeiro Oscar entregue foi para o ator Emil Jannings, mas ele estava de mudança para a Europa e… acabou não recebendo a estatueta na cerimônia. Mas não se preocupem! Ele recebeu um pouco antes de se mudar. 

E deu empate em 1932 pela primeira vez! Fredric March, por O Médico e o Monstro, e Wallace Berry, por The Champ, empataram na categoria melhor ator e cada um recebeu uma estatueta.  Era muito talento em um ano só galera.

Agora pasmem. 

Em 1937 Alice Brady ganhou como melhor atriz coadjuvante, pelo filme Na Velha Chicago. Ela não pode comparecer a festa, e não mandou um representante. Mas eis que um homem recebeu o prêmio por ela, fez os agradecimentos (essa foi demais)  e foi embora. Dez dias depois, a Academia teve que enviar um novo Oscar à atriz.

Em 1938, a cerimônia foi suspensa devido a uma inundação em Los Angeles. O Oscar foi suspenso outras duas vezes: Em 1968, pelo assassinato de Martin Luther King, e em 1981, depois do atentado sofrido pelo presidente Ronald Reagan.

E sabem o pai do Mickey Mouse? 

Walt Disney  é o principal vencedor. No currículo, Mickey e companhia renderam 26 estatuetas e 59 indicações, por 22 anos consecutivos. Um feito para poucos senhoras e senhores… 

E pra fechar com chave de ouro, Heath Ledger e Peter Finch foram os únicos atores da história a receber um Oscar póstumo, por Batman – O Cavaleiro das Trevas (2009) e Rede de Intrigas (1976), respectivamente.

Agora vocês me deem licença pois eu vou começar a entrar no clima do “Tapete Vermelho“. 

Até a próxima semana! 

=)